Afinal o que é ser saudável?

Bem, acho que esta é daquelas perguntas do género ” o que é ser feliz”?

Pois é, isso para mim é e sempre foi relativo e muito pessoal. O meu  conceito para além de ser meu…de ser muito pessoal é também muito vasto e não segue uma norma, há essencialmente 2 anos para cá( embora nunca tenha vivido um mundo paralelo ao equilíbrio do mental e do físico mesmo que  muitas vezes de forma inconsciente) que comecei a estar mais atenta aos sinais do meu corpo. Mudei a minha alimentação, fiz um detox ao corpo e à vida, na minha vida pessoal e social, hoje em dia abdico de algumas saídas, de algumas comidas, de algumas pessoas porque acho que isso vai me ser mais benéfico e para ser sincera não me tenho dado muito mal. Tento estar mais atenta à energia à minha volta e isso também implica à energia dos alimentos e à energia que a actividade física tem se revelado em mim e na minha vida( quem diria mas é um facto).

Quando comecei este blog, comecei com o intuito de partilhar algumas das coisas que como, que são super simples até porque eu ” não sei seguir receitas”, mas queria também me estender um pouco a outros prazeres da vida, falar um pouco desde o pão até ao cão, do queijo até ao beijo, do prazer até ao correr.Enfim, não vou me estender nas rimas porque não é para isso que vos escrevo hoje.

Adiante, não queria falar só de mim até porque não sou individualista e pretendo também partilhar algumas historias de vidas que acho que se enquadram bem aqui.Para começar pensei em 3 pessoas com 3 percursos diferentes e no fim todas procurando o mesmo…a sua realização pessoal e profissional( até porque acredito que ambas caminham lado a lado).

A primeira pessoa a dedicar uns minutinhos para partilhar um pouco da sua historia foi o PT( e sócio gerente) do Ginásio que frequento. E sem me estender mais nas linhas, deixo-vos com o texto do mesmo:

 

 

 

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

 

Provavelmente devido aos avanços tecnológicos as pessoas estão cada vez mais cansadas,
mais sedentárias e mais tristes.
Por outro lado começam a haver mais pessoas a seguir um regime alimentar e de treino extremamente rigoroso, o que por vezes deixa-as muito tristes e com muito pouca energia também, cansaço e mau humor, daí a importância de seguirmos um estilo de vida saudável.

Seguir um estilo de vida saudável vai fazer com que comeces a te sentir bem, uma sensação fantástica de bem-estar, vai fazer com que te sintas mais feliz.
E então o que é que é necessário fazer para seguir um estilo de vida saudável?
Principalmente exercício físico de forma correta e controlada.
Está cada vez mais comprovado cientificamente devido à neuro química que o exercício físico feito de forma correta e controlada provoca a libertação de endorfinas e a diminuição do cortisol no nosso corpo, o que por sua vez faz haver uma sensação fantástica de bem-estar.

Quem treina ou já treinou sabe o quanto bem nós nos sentimos quando acabamos um treino, vamos tomar um duche, a sensação de bem-estar que ocorre no nosso corpo. Por sua vez também, ao descansar quando estamos a dormir, dormimos super bem e acordamos cheios, cheios de energia.
Para além disto, é possível manter um peso ideal, o que faz com que a energia esteja sempre em cima e a nossa autoestima também. Para seguir um estilo de vida saudável há algumas dicas que deves seguir e eu vou vos deixar as mais importantes:

  • Fazer 3 vezes exercício por semana. Um exercício bem feito e controlado devidamente planeado. Esse exercício deve ter uma duração de 30 minutos a 1 hora.
    Seguir uma alimentação equilibrada.
  • Beber pelo menos 1,5L de água por dia.
    Dormir entre 6h a 8h por dia.
  • Passar algum tempo com amigos e amigas.

Esta parte social é fundamental para seguirmos um estilo de vida saudável.

 

Luís Ascenção

 

http://www.luisascensao.pt/estilo-vida-saudavel-pt-luis-edoaco/

 

 

 

Anúncios

Um comentário em “Afinal o que é ser saudável?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s